Removidas mais de 64 mil minas em quatro províncias
Pelo menos 64 mil e 380 minas foram já removidas, de Janeiro de 1995 a Outubro deste ano, pela ONG The Halo Trust nas províncias do Bié, Huambo, Benguela e Kuando Kubango. A notícia é adiantada pela Angop, que refere que o chefe de operações da ONG, Valdemar Fernandes, admitiu que do conjunto de minas removidas constam 52.561 anti-pessoais e 11.819 anti-tanques.
O responsável apontou ainda que foram desactivados 73 mil e 68 engenhos explosivos diversos não detonados, que colocavam em risco a circulação das pessoas.
Valdemar Fernandes esclareceu que de 1995 até ao presente momento a The Halo Trust clarificou onze milhões, 992 mil e 543 metros quadrados de superfície onde estavam implantadas as minas e os engenhos não detonados. Durante este mesmo período, acrescentou, foram pesquisados 47 milhões, 942 mil e 970 metros quadrados de área, em que se suspeitava haver minas.
Valdemar Fernandes, que considera satisfatório o trabalho que está a ser desenvolvido pela sua ONG, realçou que nas províncias em que a mesma opera foram realizados trabalhos de desminagem em 39.255 quilómetros de estrada. Realçou que a The Halo Trust, através das palestras que tem estado a realizar, já sensibilizou nas quatro províncias 410.782 pessoas sobre os perigos das minas.
Sem comentários:
Enviar um comentário