Van-Dúnem quer mais médicos na Lunda Norte
O Ministro da saúde, José Van-Duném, apelou ao governo da Lunda Norte para que se esforce no sentido de trazer para a província mais médicos, com vista a garantir a assistência e melhoria dos serviços de saúde à população.
Em declarações à Angop e restante imprensa, no município do Cambulo, após uma visita de trabalho de três dias à Lunda Norte, referiu que as autoridades locais devem continuar a atrair mais quadros para os hospitais, à luz do processo de mobilidade interna, para que existam mais profissionais na Lunda Norte, colmatando o actual défice de médicos. José Van-Duném reconheceu ainda que, apesar da insuficiência de quadros e de recursos financeiros, a saúde está a melhorar.
Sugeriu igualmente a necessidade de elaboração de um programa acelerado de treinamento de profissionais do ramo, para a sua adequação às novas tecnologias e desafios do mundo da medicina. "Temos que animar as pessoas que estão a trabalhar aqui na saúde pelo esforço que vêm realizando, muitas vezes em condições adversas," incentivou, exemplificando que no Cambulo foi informado de que não existe malnutrição, embora, realçou, o paludismo continua a ser a principal causa de procura das unidades sanitárias. No entanto, a mortalidade baixou para mais de 50 por cento.
Na Lunda Norte José van-Dunem visitou na cidade do Dundo os hospitais, provincial, municipal do Tchitato, sanatório, bem como as obras de construção do futuro hospital da província, no bairro Samacaca, e a escola básica de saúde. Visitou também os municípios do Cambulo e Lucapa, onde radiografou as suas respectivas unidades sanitárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário