Construídas 34 escolas técnico-profissionais em três anos
O director nacional para o Ensino Técnico-Profissional, António Alexandre, informou que o Governo angolano construiu 34 escolas do ensino técnico-profissional no país, de 2007 a 2009, com a finalidade de atender à demanda da juventude.
Em declarações à Angop, António Alexandre, um dos oradores do segundo seminário sobre “ Desenvolvimento Qualitativo do Ensino Técnico-profissional”, afirmou que um universo de 90 mil estudantes frequentam os institutos criados. “Para a gestão e funcionamento normal destas escolas, Angola conta com a parceria de consultores brasileiros. Quanto à docência, além dos angolanos, contam com professores estrangeiros, como portugueses, brasileiros e cubanos”, esclareceu.
Segundo disse, o objectivo da formação do ensino técnico-profissional é dar aos estudantes ferramentas capazes de enfrentar o mercado de trabalho e o ingresso no ensino superior da melhor forma possível. Por sua vez, o presidente do grupo empresarial "Aldeia", Raimundo Lima considerou positiva a realização do seminário em referência, já que houve uma participação de 80 pessoas ligadas à gestão e ao ensino técnico-profissional de Angola e do Brasil. “O Objectivo da realização deste evento pela Ok Technology (instituição do grupo empresarial Aldeia, em parceira com o Ministério da Educação) é o de possibilitar que os gestores do ensino técnico-profissional tenham métodos que façam com que se formem cada vez mais jovens angolanos capazes de atender o constante desenvolvido de Angola”, sustentou.
Para complementar este seminário, segundo revelou, em Janeiro de 2010, a Ok Technology vai levar para o Brasil, por fases, muitos destes directores gerais, administrativos e pedagógicos para um contacto prático, em laboratórios e oficinas de professores brasileiros experimentados no ensino técnico-profissional.
Sem comentários:
Enviar um comentário