Relacionamento entre Angola e Coreia do Sul é excelente
As relações económicas entre Angola e a Coreia do Sul são excelentes, em função do aumento, nos últimos tempos, do intercâmbio comercial entre as duas nações, disse em Luanda, o diplomata sul coreano, Hon Jae-Young.
Em entrevista à Angop, o embaixador frisou que o volume das exportações sul coreanas para Angola, em 2008, foi de um bilião, 236 milhões e 651 mil dólares, superior ao registado em 2007, que foi de 173 milhões 667 mil dólares.
Hon Jae-Young disse que tal incremento se deve ao facto das empresas sul coreanas terem se prestado a construção de plataforma petrolífera em Angola nos últimos tempos.
Segundo o diplomata, a Coreia do Sul exporta para Angola viaturas, equipamentos electrónicos e materiais para plataformas petrolíferas e importa do país petróleo, peixe e outros produtos marinhos.
Disse que, em Agosto de 2008, se realizou em Seul uma reunião mista de comércio, promovida pela embaixada de Angola naquele país para atrair investimentos sul coreanos.
"Mais de 200 empresas Sul coreanas estão interessadas em investir em Angola participaram deste encontro", explicou.
Acrescentou que a participação destas empresas naquela reunião demonstra o interesse económico que a Coreia do Sul tem por Angola.
De acordo com o embaixador, em Angola já operam algumas empresas Sul coreanas tais como a Hunday vocacionada ao fabrico de veículos automóveis e outros serviços, a Namkwang Internacional na construção civil, Samsung no comércio geral e equipamentos electrónicos, Interburgo em peças, hotelaria, entre outras.
Sobre a implementação de relações diplomáticas entre ambos países em 1992 foram assinados neste domínio vários acordos técnicos e científicos.
Além desses, acrescentou, prevê-se assinar acordos nos sectores hidroeléctricos, industrial, mineral e de protecção e promoção recíproca de investimentos.
O embaixador concluiu que o seu país preconiza vários apoios para Angola nestas áreas, na perspectiva do país atingir um desenvolvimento económico e social sustentável.
Sem comentários:
Enviar um comentário