Livro reúne memória de antigos alunos do Liceu Salvador Correia
Pioneiro no ensino secundário em Angola, pelo Liceu Nacional Salvador Correia de Luanda passaram nomes como o do presidente da República de Angola ou do ainda ministro português Mário Lino, um percurso de mais de meio século reunido agora em livro.
Publicado para assinalar os 90 anos da criação do Liceu Nacional Salvador Correia de Luanda, o livro "Viva a malta do liceu!" percorre os 56 anos de existência da escola (1919-1975), fundada por Monsenhor Alves da Cunha e rebaptizada Liceu Mutu Ya Kevela, após a independência de Angola. "O objectivo é fazer um pouco da história do liceu e deixar depositada a memória dos que passaram por lá", disse à agência Lusa Miguel Anacoreta Correia coordenador da obra, que será apresentado sexta-feira em Lisboa.
Anacoreta Correia, também ele antigo aluno do liceu, lembra a importância da escola como "centro de irradiação de pensamento e cultura" do século XX em Angola e como local de formação das "novas elites angolanas". Pelos bancos do Salvador Correia passaram personalidades como o actual presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, o ministro das Relações Exteriores angolano, Assunção dos Anjos, o ainda ministro português das Obras Publicas, Mário Lino, o actual presidente do Instituto Sá Carneiro, Alexandre Relvas ou a procuradora distrital de Lisboa, Francisca Van Dunem. Dos seus tempos de liceu, Anacoreta Correia recorda particularmente "a enorme camaradagem", "as praxes simpáticas" e as "pugnas desportivas de grande rivalidade" com a escola industrial Oliveira Salazar. Para o antigo aluno, o sentido de camaradagem continua presente nos almoços de antigos alunos e nas tertúlias que se realizam todos os anos. "Num liceu, que ao longo de 50 anos teve cerca de 20 mil alunos, nos almoços há sempre cerca de 800 presenças, o que é significativo", disse.
Depois do livro, Anacoreta Correia, espera poder avançar com a publicação de uma revista sobre a história do liceu e acontecimentos contemporâneos de Luanda.
"Viva a malta do Liceu!" é uma iniciativa conjunta da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Salvador Correia e das editoras Pangeia e Chã de Caxinde e terá uma tiragem de 2.500 exemplares.
Sem comentários:
Enviar um comentário