Dois milhões de famílias assistidas
O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) prevê, através da campanha agrícola 2009/2010, beneficiar dois milhões e 500 mil famílias camponesas. O apoio será concretizado em termos de apoios e assistência técnica. A notícia foi avançada pelo director-geral adjunto para a área técnica, Miguel Pereira. O responsável assegurou à Angop que pelo menos um milhão e 200 mil produtores familiares serão atendidos no âmbito do Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural (PEDR), criado na época 2005/2006.
A preparação da actual campanha agrícola está já em curso, tendo sido criadas as condições necessárias desde sementes, instrumentos de trabalho fertilizantes e outros equipamentos agrícolas.
Assim, o IDA espera distribuir quatro mil toneladas de sementes diversas, das quais mil e 300 toneladas são de milho e as demais de feijão, massango, massambala, arroz e amendoim. O instituto pretende com estas medidas diversificar a dieta alimentar das populações, incentivando a criação de zonas de cultivo.
No quadro da melhoria da prestação dos seus serviços a produtores familiares, na campanha agrícola 2008/2009, o IDA perspectivou atingir pelo menos um milhões e 172 mil famílias camponesas, em termos de distribuição de sementes e meios de trabalho e assistência técnica, ou seja, distribuir quatro milhões e 520 mil instrumentos de trabalho, além de fertilizantes, juntas de bois para tracção, carroças e semeadores às empresas agrícolas familiares.
Os resultados da campanha agrícola 2008/2009 serão apresentados este ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário