Presidente russo chega hoje a Luanda
O presidente russo, Dmitri Medvedev, chega hoje a Angola para uma curta visita de menos de 24 horas. Moscovo e Luanda procuram relançar as antigas e intensas relações de cooperação com a assinatura de vários acordos.
O relacionamento oficial entre Angola e a Rússia (então União Soviética) surgiu através da assinatura do denominado Tratado de Amizade e Cooperação, em 1976. Em 2006, o Chefe de Estado angolano esteve na Federação Russa, onde os dois países rubricaram dez acordos, como o "Memorando de compensação mútua entre a companhia Lukoil Overseas Holding e a Sonangol" ou o "Memorando de entendimento entre a Sonangol e a Gazprom", dando assim o primeiro passo na retoma do relacionamento bilateral.
Com esta visita, Medvedev retribui, como impõe o protocolo, a visita de José Eduardo dos Santos e ambas as diplomacias já afirmaram que querem que a ocasião marque uma nova dimensão das relações bilaterais. A passagem por Luanda culmina um périplo do presidente russo a África, que o levou ainda ao Egipto, Nigéria e Namíbia.
Durante a visita deverá também ser discutida a intenção da companhia diamantífera russa ALROSA de abandonar a empresa mista mineira "Luo-Camacha-Camachico", tendo como pano de fundo a garantia já tornada pública pelo Governo de Luanda de que as empresas do sector diamantífero que saírem agora durante a crise já não poderão regressar quando, no futuro, o sector voltar a ser rentável. Em Junho de 2006, chegou a ser anunciada a visita do então Presidente Vladimir Putin a Luanda que, segundo o Novie Izvestia escreveu, terá sido desmarcada porque Putin estaria descontente com o trabalho da ALROSA em Angola.
Sem comentários:
Enviar um comentário