A governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, aconselhou os professores a continuarem o seu empenho para um ensino de qualidade, com vista à formação do Homem.
Para a governante, o termo 'educação' não deve ser entendido apenas no sentido académico, pois este abrange inúmeros ângulos, tais como o ético, moral, ambiental, familiar, social, emotivo, psicológico, religioso e cívico, entre outros, devendo, por isso, se pugnar por uma educação multifacetada e integral.
Francisca do Espírito Santo pronunciou-se no município da Samba, enquanto presidia o acto provincial do dia do educador. Referiu que o docente deve sempre primar pela observância rigorosa dos princípios pedagógicos, no sentido de evitar actos de corrupção."O país precisa de professores competentes que aspirem cada vez mais a elevação do nível profissional com honestidade e responsabilidade, única forma de granjear o respeito, carinho e sobretudo a consideração por parte de toda a sociedade", frisou.
Considerou, por outro lado, a educação e o ensino como componentes determinantes da política social e quanto maior for o seu nível de organização, desenvolvimento e expansão maior será a possibilidade de os angolanos colocarem o país na senda do progresso. Ressaltou que o governo continua a empreender esforços para que se possa alcançar os objectivos desejados, estando, nesta senda, a implementar vários programas virados para a melhoria das condições sociais da vida da população. O 22 de Novembro é comemorado como Dia Nacional do Educador desde 1976, aquando do lançamento da campanha nacional de alfabetização, pelo primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, sob o lema "Estudar é dever revolucionário".
Sem comentários:
Enviar um comentário