Embaixador da Polónia destaca cooperação na Lunda Sul
O Embaixador Plenipotenciário da Polónia em Angola, Jacek Junosza Kisielewski, considerou, ontem, quinta-feira, em Saurimo, capital da província da Lunda Sul, que a implementação dos projectos que contam com a cooperação daquele país, sobretudo no capítulo da desminagem, tem sido bastante positiva.
O diplomata fez esta avaliação durante uma conferência de imprensa, no termo da sua visita de três dias à província, na qual visitou no município de Muconda, uma área de reserva fundiária do estado, desminada para o re-assentamento de cidadãos angolanos regressados das Repúblicas da Zâmbia e do Congo Democrático.
Segundo a Angop, Jacek Junoska tomou conhecimento da existência de 155 áreas minadas e 306 chefes de famílias por reassentar em toda a província, tendo recebido garantias do executivo local de tudo fazer para a regularização da situação.
O embaixador reiterou a disponibilidade do seu país continuar a prestar apoio a Angola nesta vertente, pois a sua primeira viagem ao interior do país como embaixador destinou-se a proceder a uma avaliação dos projectos para estabelecer programas para o futuro. “Estamos conscientes das necessidades que existem na província na área de desminagem, pelo que dever-se-á fazer outros programas a curto prazo no sentido de dar cumprimento às necessidades”, frisou. Recordou ainda que o seu país presta igualmente assistência na Creche João Paulo II na Lunda Sul.
A nível nacional, a embaixada considera o projecto de bandeira a construção e equipamento da academia de pesca na cidade do Namibe, denominada "Instituto de Ciências do Mar", que irá igualmente prestar educação ao nível superior nas áreas de navegação, salvamento e resgate marinho. Este projecto encontra-se já na segunda fase de implementação e está avaliado em 60 milhões de euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário