O psicólogo angolano Alberto Praia considerou hoje ser necessário criarem gabinetes de psicólogos nas escolas do ensino primário, para permitir que estes possam acompanhar o comportamento dos alunos e o aproveitamento escolar dos mesmos.
Falando à Angop, no Huambo, Alberto Praia justificou que a criação desses gabinetes pode também ajudar a melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.
Informou que uma das competências do gabinete de psicólogos é a de trabalhar com alunos que apresentam certos desvios comportamentais, que fazem com que estes tenham fraco rendimento escolar. "Não basta julgarmos os alunos pelo seu fraco rendimento. Deve-se, sim, determinar as causas, muitas das quais estão ligadas à esfera cognitiva e que merecem a intervenção séria de um psicólogo", referiu.
Alberto Praia admitiu que existem em muitas escolas primárias alunos com necessidades educativas especiais, que deviam ser encaminhados para instituições de ensino especializado.
Realçou que a questão do resgate dos valores cívico-morais devia também ser da responsabilidade dos gabinetes de psicólogos.
Sem comentários:
Enviar um comentário