Unicef destaca os projectos do Bié
A delegação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os respectivos doadores que trabalharam durante três dias no Bié manifestaram, ontem, quinta-feira, no Kuito, a sua satisfação pelos níveis de execução e desenvolvimento dos programas em curso na província.
O chefe do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento da Criança, Saúde Nutricional, Água e Saneamento da Unicef em Angola, Brandão Có, afirmou à Angop que se registaram grandes avanços nos projectos em execução no Bié, consubstanciados na assistência das crianças e mulheres.
Referiu que os progressos resultam do grande empenho do Governo e de outras instituições envolvidas no programa.
Brandão Có admitiu que a Unicef e os doadores vão continuar a apoiar projectos de impacto social, tendentes a melhorar a vida socioeconómica da população, principalmente as crianças e mulheres, com maior realce na saúde, educação, entre outros.
Por sua vez, a vice-governadora para área social, Ana Maria Muvuay, considerou importante a ajuda que o organismo tem prestado para a população, através do financiamento e execução de projectos sociais, especialmente nos ramos da saúde, educação e outras áreas de âmbito social. Lembrou ainda que em função das constatações efectuadas, "o Governo está aberto a receber outros apoios" para a execução de outros projectos, visando o bem estar dos menores e das mulheres.
A delegação trabalhou igualmente no município do Andulo, a norte do Kuito (Bié), com o objectivo de monitorizar os projectos em execução pela referida agência. Visitaram ainda uma escola primária na localidade de Betatela, construída com a participação comunitária, o Centro Materno Infantil e reuniram-se com a Administradora Municipal, Maria Lúcia Chicapa, de quem receberam explicações sobre a vida socioeconómica da vila, bem como as metas para o alcance dos 11 compromissos da criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário