Inserir deficientes no mercado de trabalho
A Associação Nacional de Deficientes Angolanos (ANDA) criou a Cooperativa Agro-pecuária "Vem Comigo", um projecto que visa a integração dos portadores de deficiência no mercado do trabalho.
A novidade foi adiantada hoje, quarta-feira, pelo presidente da ANDA, Silva Lopes Etiambulo, que anunciou à Angop que a referida cooperativa terá sede em Luanda, mas a sua actuação vai abranger todo o país.
A cooperativa "Vem Comigo" pretende distribuir kits de trabalho pelos beneficiários e quer implementar cursos de formação profissional. As actividades inserem-se no projecto de 2003, que tem o mesmo e é coordenado pela associação. A cooperativa Agro-pecuária "Vem Comigo" tem como finalidade a prestação de serviços na elaboração de estudos e projectos e na área de consultoria e desenvolvimento económico, social, jurídico e informática.
Segundo Silva Etiambulo, a reabilitação integral das pessoas com deficiência e das respectivas famílias através do apoio à produção camponesa e criação de micro-empresas dos associados são as prioridades desta organização. "Com a materialização dos distintos projectos a direcção da cooperativa irá encetar contactos com organizações internacionais com o objectivo de angariar financiamentos e outros apoios que permitam dar passos mais ambiciosos, contribuindo para o melhoramento do nível de vida das pessoas portadoras de deficiência", explicou.
O Projecto "Vem Comigo" iniciou a 22 de Abril de 2003, no município do Dande, província do Bengo, num acto presidido pela primeira dama, Ana Paula dos Santos, na qualidade de presidente do Fundo de Solidariedade Social "Lwini", e do ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Pitra Neto. O projecto é financiado pelo Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, administrado pelo Fundo de Solidariedade Social Lwini e coordenado pela Associação Nacional de Deficientes Angolanos (ANDA).
Prezados Senhores, parabenizo pela informação sobre a atividade da ANDA. Sou do Brasil e gostaria de conseguir o contato dessa instituição, para estreitarmos assuntos e possibilidade de projetos. Por favor caso tenham o email dessa instituição, ficaria grato em receber. Atenciosamente.
ResponderEliminarFrancisco Marcos Dias
francisco_marcos@uol.com.br