A Comunidade Europeia já disponibilizou, desde o início do ano, 85 mil USD, para o incremento dos programas de prevenção e combate ao VIH/Sida nos municípios do Chitembo e Chinguar na província do Bié. O programa conta com o apoio da Cruz Vermelha de Angola e de acordo com o seu delegado, Ângelo Sassongo, estão previstas acções de combate a outras doenças sexualmente transmissíveis.
O responsável esclareceu, em declarações à Angop, que os trabalhos consistem na realização de palestras, teatro e distribuição de panfletos que retratam o perigo das enfermidades e apoiam as pessoas que vivem com o vírus da Sida.
A organização está ainda a sensibilizar a população no sentido de evitar o estigma em relação aos seropositivos e a fornecer o apoio necessário, visando incentivá-los a lutar contra esta pandemia. A distribuição gratuita de preservativos, nomeadamente à camada jovem, decorre ao longo da província, com o intuito de prevenir a transmissão do Sida e outras doenças sexualmente transmissiveis, como sífilis, gonorreia, entre outras.
Segundo o responsável, estão inseridos no programa de luta contra a doença, 360 educadores que trabalham a nível dos municípios do Chitembo, Chinguar e outras localidades da província.
Sem comentários:
Enviar um comentário