O ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, referiu ontem, em Luanda, que a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) tem sabido posicionar-se e enfrentar os desafios que têm surgido ao longo dos anos.
O chefe da diplomacia angolana pronunciou-se durante um encontro com o secretário-executivo da organização, Domingos Simões Pereira, que se encontra no país para uma visita de trabalho que se insere no quadro da preparação da VIII Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, agendada para Julho, na capital angolana.
Assunção dos Anjos justificou que o elevado número de pedidos de adesão à organização, significa que o organismo vai adquirindo espaço ao nível das relações internacionais. O responsável defendeu que a CPLP trabalha no sentido de se tornar numa organização que não se funde tão somente no parentesco linguístico, pelo que tem dado passos importantes para transformar as sinergias existentes em cooperação mutuamente vantajosa, não só entre os estados membros, como também com outros e organizações internacionais. “Obviamente nós queremos que a nossa organização continue a ser um espaço para a promoção e difusão da língua portuguesa, mas transcendendo efectivamente este aspecto”,destacou.
Sem comentários:
Enviar um comentário