Debate sobre automação e robótica
O Fomento da Sociedade Angolana de Automação e Robótica estará em debate num workshop a decorrer na próxima semana. Organizado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, o encontro terá lugar em Luanda, a 20 de Abril.
A Angop divulga uma nota de imprensa que avança que o evento se destina a abordar questões como “As políticas gerais para a investigação científica e desenvolvimento tecnológico de Angola” e “O progresso das Engenharias em Angola e os novos desafios na reconstrução nacional”.
“A Automação e a Robótica no desenvolvimento sustentável de Angola – Visão da Universidade Agostinho Neto” e a “Automação na Indústria Petrolífera Angolana-Técnicas Utilizadas”, bem como “a Importância da Automação no Desenvolvimento de Sistemas Ágeis de Produção” também vão estar em destaque.
Os técnicos angolanos, sul-africanos, brasileiros e portugueses tratarão ainda de outros assuntos como os “Sistemas embebidos e sua aplicação na manufactura”, “Projecto de um Robô Todo o Terreno para Vigilância e a Experiências da participação em redes de investigação envolvendo Universidades e Empresas”.
O documento refere ainda que, com a realização deste workshop, o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia pretende colher a experiência dos peritos dos países referenciados e que foram convidados para dissertar sobre o assunto. Com esta iniciativa, o ministério espera contribuir para a adesão de Angola à Federação Internacional de Automação e Controlo - IFAC, com vista a beneficiar dos apoios que esta organização internacional tem proporcionado a todos os países membros.
A IFAC é uma federação multinacional de membros de organizações nacionais, que representam sociedades científicas e de engenharia nacionais relacionadas com a temática do controlo automático. O objectivo fundamental do IFAC consiste em promover a ciência e tecnologia do controlo automático na sua forma mais abrangente.
Sem comentários:
Enviar um comentário