UEA quer melhorar panorama nacional
O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos (UEA), Carmo Neto, que assume a direcção da instituição literária no período 2010-2013, reiterou ontem, domingo, em Luanda, que a sua equipa está empenhada na valorização e preservação da cultura do povo angolano.
A propósito da tomada de posse da nova direcção da UEA, na passada sexta-feira, o responsável recordou à Angop que quando a Unesco instituiu em 1995 o dia 23 de Abril como a data consagrada ao livro e aos direitos de autores, já a UEA procurava combinar elementos relativos à valorização e preservação da cultura do povo angolano, através do aumento da qualidade da produção literária.
“Essa tem sido a missão da união e será também essa a nossa missão”, garantiu o responsável que destacou ainda a “feliz coincidência” da data da tomada de posse do elenco com o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autores.
A nova direcção tem Adriano Botelho de Vasconcelos na presidência da mesa da assembleia-geral, Roderick Nehone, como vice-presidente e Aguinaldo Cristóvão, como secretário. A comissão directiva elegeu como secretário-geral, Carmo Neto, Abreu Paxe como secretário das actividades culturais e Albino Carlos, como secretário das relações exteriores. O conselho fiscal é presidido por Álvaro Macieira, tendo como secretário João Rosa Santos e relator Yolanda Dias dos Santos.
Fundada a 10 de Dezembro de 1975, a UEA é a mais antiga organização cultural da era pós-independência de Angola e foi proclamada pelo primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto. Entre os membros fundadores constam nomes notáveis como Luandino Vieira, Arnaldo Santos, António Jacinto, António Cardoso, Jofre Rocha, Fernando Costa Andrade "Ndunduma" e Aires de Almeida Santos.
A UEA ocupa o estatuto reconhecido de associação prestigiada e com um historial de estabilidade e democracia.
Sem comentários:
Enviar um comentário