O ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, encontra-se hoje, terça-feira, em Viena (Áustria), para participar da 156ª reunião ordinária da OPEP, a primeira desde que o Equador substituiu Angola na presidência.
A reunião ordinária está marcada para amanhã, quarta-feira, onde será analisada a actual situação do mercado petrolífero, nas suas componentes de oferta, preço e consumo. O preço médio do barril de crude é, actualmente, de 77,74 dólares norte-americanos e, de acordo com analistas do sector, satisfaz tanto os produtores quanto os compradores. Entretanto, a reunião de Viena será também marcada por uma nova liderança - o Equador, depois de receber as pastas em Dezembro.
“Angola transmitiu o fecho da presidência da OPEP ao Equador com o sentimento de ter cumprido a sua missão de país produtor”, afirmou o ministro José Maria Botelho de Vasconcelos, ao fazer o balanço da presidência angolana.
Durante o seu mandato, Angola organizou, entre outras actividades, em Luanda, o seminário sobre contratos petrolíferos. O país submeteu-se às decisões tomadas pela OPEP quanto às quotas de produção. A presidência rotativa de Angola no cartel cessou a 22 de Dezembro último.
Sem comentários:
Enviar um comentário