Aposta na concretização dos objectivos do milénio
A deputada Bernarda da Silva garantiu ontem, segunda-feira, em Banguecoque, que o país está empenhado na viabilização dos objectivos do milénio.
A responsável manifestou-se acerca do tema durante o discurso sobre “o papel dos parlamentos no desenvolvimento da cooperação sul-sul e triangular, visando acelerar a realização dos objectivos do milénio para o desenvolvimento”. Bernarda da Silva aproveitou a participação na 122ª Assembleia da União Interparlamentar para admitir que apesar de existirem algumas áreas sensíveis, como a educação e a saúde, o país tem apresentado os seus relatórios sobre o desenvolvimento e verifica-se que está no bom caminho, facto que tem sido referido pelos estados vizinhos.
A representante angolana defendeu que os países desenvolvidos devem prestar maior atenção aos Estados pobres para poderem fazer face a problemas como a fome, desemprego, doenças endémicas, os efeitos e alterações climáticas, passando de meros discursos para acções concretas.
Tendo em conta a actual crise financeira mundial, que agravou mais os factores que contribuem para a pobreza dos países em desenvolvimento, a oradora manifestou o seu pessimismo quanto ao alcance dos objectivos do milénio até 2015 por parte destes estados, pelo que sugeriu que deve dar-se maior atenção ao desenvolvimento de uma parceria global para o crescimento das nações mais desfavorecidas, devendo assentar na criação de um sistema comercial e financeiro internacional, baseado na aplicação de regras claras e previsíveis na boa governação e, fundamentalmente, na redução da pobreza. Na sua intervenção, a deputada angolana apelou aos parlamentos a envolverem-se o suficiente para que compreenderem o grande potencial que é o comércio sul-sul e a cooperação triangular.
Sem comentários:
Enviar um comentário