Apenas na província do Zaire, 497 jovens terminaram, no início deste ano, os cursos de formação profissional em artes e ofícios, numa promoção do Instituto Nacional do Emprego e Formação profissional (Inefop). A Angop noticia hoje que o chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (Inefop), Tomás Paulo, esclareceu que os cursos tiveram a duração de seis meses e ocorreram nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto e Tomboco.
Deste número, 255 jovens foram formados no centro integrado do emprego e formação profissional do Soyo, 99 no pavilhão de artes e ofícios do Nzeto e 143 jovens em unidades móveis implantadas nas sedes municipais de Mbanza Kongo e Tomboco.
O responsável referiu que durante a formação, foram ministrados cursos de mêcanica auto, serralharia, electrónica, frio, informática, corte e costura, carpintaria e agricultura, entre outros. Tomás Paulo lembrou que cada curso dispõe de dois formadores que, em dois períodos (de manhã e tarde), transmitem conhecimentos teóricos e práticos aos jovens matriculados nos referidos cursos.
De acordo com o dirigente, a estratégia do governo angolano, através do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess) visa, sobretudo, combater os índices de desemprego que assola grande parte da juventude. A província do Zaire dispõe de um centro integrado do emprego e formação profissional no Soyo e dois pavilhões de artes e ofícios construídos nos municípios do Nzeto e Kuimba. Dispõe também de unidades móveis de formação profissional.
Para a sede da província (Mbanza Kongo) está a ser edificado um centro de formação profissional.
Sem comentários:
Enviar um comentário