África do Sul e Moçambique querem apoio angolano
Os responsáveis desportivos da África do Sul e de Moçambique estão interessados na assessoria técnica de Angola. Tendo em conta os eventos que irão organizar este ano, nomeadamente o campeonato do mundo de futebol, a ter lugar em Junho, no território sul-africano, e os Jogos da CPLP, a realizar-se em Julho, em Maputo, as duas nações esperam contar com a experiência angolana, visto que organizaram recentemente o CAN.
A informação foi avançada pela Angop pelo director nacional dos Desportos, Raimundo Ricardo, quando se pronunciava sobre a sua participação na reunião dos directores dos desportos da SADC, realizada em Fevereiro último, na Swazilândia. O responsável explicou que o projecto foi apresentado pelos homólogos à margem do fórum da SADC, onde foi definido o modelo de actuação na perspectiva dos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra) em 2012.
Acrescentou que os dirigentes da África do Sul e de Moçambique têm Angola como um exemplo a seguir em termos de grandes realizações desportivas, fundamentalmente depois do CAN2010, reconhecido como exemplo de alto nível organizativo. Confirmou que Moçambique pediu pontualmente para que Angola enviasse, a curto prazo, um grupo de consultores para integrar as comissões de trabalho da organização dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Raimundo Ricardo adiantou que vai para Moçambique durante a próxima semana para acertar pormenores sobre esta questão com as autoridades desportivas locais.
Quanto à África do Sul, referiu que o envio de quadros angolanos para este país, tendo em conta o Mundial de 2010, depende de futuros contactos entre os dois Estados, mas acrescentou haver um acordo em estado avançado para o envio de um treinador que irá ajudar a desenvolver o basquetebol sul-africano ainda este ano, questão que mereceu já a atenção do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.
Sem comentários:
Enviar um comentário