O secretário provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas de Cabinda, João Tati Luemba, confirmou à Angop que, após a avaliação das quantidades acumuladas em 2008 e 2009, será possível comercializar 300 toneladas de café este ano. O responsável esclareceu que o sector tem sob controlo, pelo menos, 250 toneladas de café acumulado nos últimos dois anos, além de outras que estão fora do controlo, o que leva a acreditar que com a regularidade das chuvas este ano o volume global de café a ser comercializado atinja as 300 toneladas.
Explicou ainda que o Governo, através da brigada de compra de café, tem absorvido toda a produção nos últimos anos, incentivando a actividade cafeícola na região e, consequente, a recuperação das quintas abandonadas.
O responsável aproveitou a ocasião para apelar aos camponeses para que aumentem a produção e para assegurar que estão em curso esforços para que o café acumulado nos últimos dois anos, assim como a produção deste ano sejam comercializados.
João Tati Luemba referiu que é necessário proceder a apoio moral, material e financeiro para incentivar as pequenas iniciativas e o surgimento de empresários agrícolas que apostem na cultura do café.
O ministério da Agricultura e Pescas, através do Instituto Nacional do Café, está empenhado no programa de reabilitação das plantações, no âmbito do programa de produção e melhoramento da cultura deste produto, com vista a substituir as existentes a 50 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário