País terá centro de conservação da biosfera
Um centro de conservação da biosfera está a ser criado na província de Cabinda, a norte do país, numa iniciativa do Governo central. A iniciativa destina-se a permitir que Angola produza carbono no futuro, com o intuito de importá-lo para países interessados na sua compra.
Em declarações à Angop, o vice-ministro da Agricultura para florestas, André de Jesus Moda, adiantou que o centro vai ser utilizado para a protecção e conservação de plantas na flora nacional em vias de extinção. O responsável explicou que o projecto de criação do referido equipamento decorre a ritmo acelerado, embora não tenha revelado a data da sua conclusão.
Em relação ao actual estado das florestas, André Moda considerou estável, apesar da grande pressão humana sobre estes recursos para produção de lenha e carvão e também para confecção de mobiliário doméstico. Lembrou que actualmente por falta de consciência ambiental por parte dos cidadãos, ainda é notória a ocorrência de casos de abate indiscriminado de árvores, situação que preocupa o seu ministério.
Entretanto, o vice-ministro assegurou que estão a ser desenvolvidos projectos de repovoamento florestal em todo o país e programas de sensibilização das populações com vista a diminuir este tipo de agressão sobre as florestas.
Sem comentários:
Enviar um comentário