Bombeiros recebem formação em emergência aeronáutica
Uma acção formativa em emergências em casos de acidentes aéreos abrangeu 21 membros dos Serviços de Bombeiros.
Em declarações à Angop, o comandante da unidade do Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", Victoriano Joaquim, fez saber que o referido curso, com duração de cinco semanas, enquadra-se no programa da corporação para responder eficazmente a situações de sinistralidade nos aeroportos do país e zonas adjacentes, sobretudo durante a realização do Campeonato Africano das Nações em futebol, OrangeAngola-2010.
A acção formativa decorreu no centro de instrução da ENANA, tendo contado com especialistas nacionais que leccionaram para um grupo de efectivos provenientes de várias províncias do país, particularmente das zonas que vão albergar a competição continental. Victoriano Joaquim considerou que a sua unidade está bem estruturada para prevenção e salvamento em casos de acidentes de aviação ou outras emergências, concorrendo também, para tal, uma constante comunicação com a torre de controlo. Segundo o comandante, o grupo tem pessoal formado pela Cruz Vermelha de Angola, para os primeiros socorros em caso de algum acidente aeronáutico e não só. “Apesar de registarmos ainda um défice no kit dos primeiros socorros, temos um centro médico que funciona permanentemente com uma equipa médica constituída por um médico e dois enfermeiros”, sustentou.
Contudo, aconselhou as pessoas a construírem as suas residências centenas de metros além do perímetro dos aeroportos, evitando-se assim possíveis tragédias em casos de acidentes aéreos. “Foi quase um milagre o que se passou com a aeronave da força aérea, que se despistou na zona do Catinton, ficando a escassos metros das residências. Devemos ter consciência de que ali e noutras zonas circundantes dos aeroportos não devem ser edificadas moradias”, reiterou.
De acordo com a fonte, neste momento a unidade de bombeiros do aeroporto internacional de Luanda conta com três viaturas para extinção de incêndios, duas ambulâncias para casos de emergências, e o seu efectivo é composto por 83 pessoas, divididas por diversos escalões (bombeiros, mecânicos entre outros).
Sem comentários:
Enviar um comentário