Bento Bembe discursa na abertura da conferência
"A divulgação criteriosa dos princípios que concorrem para o conhecimento dos direitos humanos contribui significativamente para mudança de atitudes, o seu respeito e, desse modo, a consolidação do processo democrático". Foi com esta convicção que o ministro Sem Pasta, António Bento Bembe, deu início ao seu discurso na abertura da Conferência Nacional sobre Direitos Humanos, que arranca hoje, quinta-feira, em Luanda. O evento dura dois dias e pretende discutir o estado de divulgação dos direitos humanos no país.
Bento Bembe acredita que sem o alargamento contínuo do suporte "informação" será impossível definir políticas sólidas e eficazes, que se adaptem à dimensão de tão essencial princípio de cidadania. De acordo com o governante, a defesa dos direitos humanos, da liberdade e da democracia continua a ser um dos mais importantes compromissos políticos e morais do Governo da República de Angola. “O governo tem vindo a adoptar, em diversos sectores, políticas próprias e a incentivar o desenvolvimento de experiências que mostrem, de forma pedagógica, estratégias e rumos concretos a seguir”, revelou.
Para Bento Bembe, “a educação, em matéria de direitos humanos, deve continuar a abranger actividades de formação, divulgação e informação, destinadas a fomentar uma cultura universal, através da difusão de conhecimentos, competências e a mudança de atitudes". Considerou ainda que a educação no domínio dos direitos humanos é muito mais do que uma simples lição de escola ou o tema de um dia, constituindo um processo através do qual as pessoas obtêm instrumentos de que precisam para viver em segurança.
Realmente temos bons actores de teatro que estão no lugar errado como governantes.
ResponderEliminarEntretanto a impunidade com que são agraciados violadores dos direitos humanos constitui a verdade nua, crua e dolorosa dos factos.
Tenhamos esperança a farsa do estado de direito e da democracia um dia vai acabar, o banco dos réus esta a espera dos violadores dos direitos humanos e dos seus cúmplices e encobridores.