Governo compromete-se a implementar projectos no meio rural
O governador da provincial do Cunene, António Dedalelwa, reafirmou em Ombadja, a disponibilidade do seu executivo em implementar cabalmente as recomendações do VI Fórum Nacional da Mulher Rural, realizado de 13 a 14 deste mês na cidade de Ondjiva.
O governante assegurou que o seu governo vai implementar vários projectos que visam essencialmente a melhoria das condições de vida das populações. António Didalelwa sublinhou a disponibilidade das autoridades do Cunene em implementar projectos que visam o desenvolvimento sustentável da região.
Segundo o governador, com a implementação desses projectos pretende-se produzir mais do que o suficiente para alimentar o povo no meio rural, de modo a criar excedente para comercialização. Lembrou que a província que dirige tem já criadas para o próximo ano, estratégias que incidem na preparação de áreas para a instalação de cooperativas que deverão ser dirigidas por quadros capacitados em matéria de agricultura básica, cuja acção de formação terá início no dia 1 de Novembro.
Numa primeira fase, o programa contempla a instalação de cinco cooperativas em cada um dos municípios que comporta a província, aventando-se a hipótese do crescimento do número em função do sucesso do projecto inicial, sustentou.
O projecto vai beneficiar 50 famílias por hectar de terra, que serão contemplados com tractores, charruas, motobombas, inputs agrícolas e outros meios para poderem desenvolver melhor a actividade agrária, concluiu.
Estiveram presentes ao acto, membros do governo central e provincial, deputados da Assembleia Nacional, representantes de Ong, associações de camponeses, da sociedade civil, das agências do sistema das Nações Unidas, populares e outras entidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário