Pescadores querem mais facilidades na obtenção do micro-crédito
O coordenador das cooperativas dos pescadores no município de Ombadja, província do Cunene, Van-Dúnem dos Santos, defendeu a necessidade dos bancos serem mais abertos e criarem facilidades na concessão do micro-crédito. Em declarações à Angop, o responsável referiu ser notória a dificuldade para a concessão dos micro-crédito às cooperativas de pescadores, situação que tem condicionado a execução de alguns projectos das associações de pescas.
A par destas dificuldades, explicou, os associados debatem-se com a falta de câmaras frigoríficas para conservação do pescado, viaturas isotérmicas, equipamento solares. Lembrou igualmente que com a visita do ministro das Pescas, Salomão Xirimbimbi, à região, espera-se a resolução gradual destas preocupações.
Por seu turno, o ministro Salomão Xirimbimbi sublinhou que as reclamações apresentadas foram tomadas em conta e serão resolvidas em tempo oportuno, de modo a melhorar as condições de trabalho dos pescadores na região. A título de exemplo, o governante garantiu que ainda este ano vai chegar à província 100 novas embarcações com motores e outros instrumentos de trabalho, contribuindo para o fomento da actividade piscatória e o combate à fome.
Entretanto, Salomão Xirimbimbi apelou às cooperativas a estarem organizadas e estruturadas, propiciando a criação de novos postos de trabalho com o apoio do Governo. O ministro desloca-se hoje à região de Calueque, onde vai inteira-se dos projectos do sector.
Sem comentários:
Enviar um comentário