Nova Casa da Cultura do Brasil em 2010
A Casa da Cultura do Brasil em Angola terá novas instalações na baixa de Luanda, até ao final de 2010. O espaço permitirá o incremento das trocas culturais e uma valorização maior do legado histórico entre os dois povo, explicou o embaixador deste país, Afonso Cardoso.
Durante um encontro com a imprensa na residência oficial, o responsável deu a conhecer que o projecto executivo para a mesma já se encontra concluído e que nos próximos meses poderão ser feitas avaliações no terreno para início dos trabalhos. Afonso Cardoso adiantou que a Casa da Cultura do Brasil em Angola funcionará no edifício do ex-Hotel Luanda, localizado na baixa da cidade, nas proximidades do Museu de Antropologia.
Acrescentou que com este projecto pretende-se igualmente ajudar a valorizar ainda mais o centro histórico da capital angolana, uma vez que na remodelação do edifício será mantida a fachada. O projecto conta com o apoio da Fesa, tal como a construção da Casa da Cultura de Angola no Brasil, que recebeu o apoio de uma fundação deste país. Entre as áreas que serão criadas destaque para uma sala de teatro com a capacidade para 400 pessoas, sala de dança, exposições, aulas e uma área para albergar professores que estejam em Angola no quadro de projectos culturais.
A Casa da Cultura do Brasil em Angola e o Centro de estudos brasileiro deram início as suas actividades no país em 2003 e, desde esta altura, têm estado a incrementar e inovar o tipo de actividades.
Afonso Cardoso disse que "é bom que se tenha instalações muito adequadas na parte baixa de Luanda para a promoção da cultura brasileira e angolana, uma vez que será um centro de Cultura Brasil –Angola".
O dirigente lembrou que este é um projecto antigo que vem junto com a construção da Casa da Cultura de Angola no Brasil, uma vez que a ideia era que os dois países concedessem, reciprocamente, apoio para a instalação das referidas instituições. Assim, realçou que existe grande determinação por parte de todas as entidades envolvidas neste projecto no sentido de concluir no menor prazo possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário