Fibra óptica operacional em Novembro
A empresa de telefonia fixa Angola-Telecom prevê concluir em Novembro o processo de instalação do cabo de fibra óptica, na província do Huambo.
Em declarações à Angop, Adriano Muholo, director provincial, disse estar em curso, no quadro da instalação do quadro de fibra óptica, obras de construção de um anel óptico na capital provincial, que vai abranger os bairros Benfica, São Pedro, na zona industrial e centro da cidade. Nas referidas localidades serão instaladas novas unidades de assinantes, num total de mil e oito linhas telefónicas e 432 linhas de acesso à Internet. Adriano Muholo confirmou que após a conclusão da instalação do cabo de fibra óptica, a província tornar-se-á na sede regional da operações e manutenção da região centro/sul do país, integrando as províncias de Benguela, Kuanza Sul e Bié.
O director da filial da Angola-Telecom no Huambo esclareceu que a partir da cidade do Huambo, a capital da província, serão também servidas pela futura rede as sedes municipais da Caála, Longonjo e Ukuma, assim como as sedes comunais de Catata, Cuima e Calenga, devido à proximidade das vias Huambo/Benguela e Huambo/Huíla.
Os restantes municípios do interior da província do Huambo (Ekunha, Katchiungo, Londuimbali, Mungo, Tchikala-Tcholohanga e Tchindjendje) serão dotados de equipamentos de telecomunicações por satélite.
A Angola-Telecom controla apenas na província do Huambo cerca de dois mil e 862 clientes activos, distribuídos em 2.362 no município do Huambo (capital da província) e 500 no município do Bailundo, que se situa a 82 quilómetros a norte da capital da provincial.
A central técnica da Angola-Telecom tem capacidade para quatro mil linhas, ao passo que a central sem fio instalada no Bailundo tem comporta duas mil e 500 linhas, das quais 50 se destinam a usuários de Internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário