A quantidade de dióxido de carbono e de outros gases emitidos para atmosfera por Angola será divulgada em 2010, na Primeira Comunicação Nacional (PCN). O estudo, anunciado pelo seu coordenador, Abias Huango, foca o período de 1995 a 2005 e envolve a colaboração de técnicos de vários sectores. O evento será coordenado pelo Ministério do Ambiente.
"Nesta Primeira Comunicação Nacional vamos trabalhar com dados referentes aos anos passados e na segunda vamos procurar actualizar", afirmou Abias Huango à Angop, sem avançar mais detalhes.
O responsável salientou que neste documento serão divulgadas também as quantidades emitidas de gases de metano, oxido nitroso e outros. Estes são provenientes das fontes de energia, indústria, práticas agrícolas e utilização de solos, floresta e transporte.
Sob a orientação do especialista brasileiro em gases de efeito de estufa, Mauro Mirelles, os técnicos nacionais vão aprender ferramentas que viabilizarão a elaboração do referido inventário, que inicia ainda este ano.
A implementação da Primeira Comunicação Nacional insere-se no quadro da Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas e tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), além do Governo de Angola.
Sem comentários:
Enviar um comentário