Sociedade "convive com um vulcão"
A sociedade angolana "convive com um vulcão" que poderá "explodir a qualquer momento" se não foram tomadas medidas sérias contra a pobreza e a exclusão social. O alerta foi lançado pelo escritor e Prémio Camões, Pepetela. As afirmações foram proferidas ontem à noite, durante a apresentação do livro do escritor e sociólogo Paulo de Carvalho, que aborda a exclusão social em Angola, especialmente no que respeita ao caso dos deficientes.
"E se esse vulcão um dia explodir, não foi por falta de aviso", argumentou Pepetela, acrescentando que o livro é de todo o interesse para o poder público, "a todos os níveis". O autor Paulo de Carvalho defende, na sua obra, que os incapacitados fisicamente constituem o grupo social mais marginalizado em Angola. A ideia foi corroborada por Pepetela, que considerou que essas pessoas podem ser muito úteis à sociedade.
No livro de Paulo de Carvalho, este chama à atenção para a existência de mais de 150 mil deficientes em Angola, os mais expostos à exclusão social e considera que são urgentes programas de acompanhamento destas pessoas para que possam inserir-se na sociedade com o seu saber e ser útil, o que muitas vezes não acontece por causas como os preconceitos ou a falta de auto-estima, situações debeláveis com acompanhamento eficaz.
Sem comentários:
Enviar um comentário