Sistema de informação e gestão com investimento de 15 MD
A petrolífera angolana Sonangol e o gigante alemão do software de informação e gestão empresarial, SAP, anunciaram hoje em Luanda o reforço da sua parceria, envolvendo um investimento de 15 milhões de dólares (10,6 milhões euros).
A companhia alemã é fornecedora de software à Sonangol desde 1997. Porém, segundo anunciou hoje o administrador da petrolífera angolana, Fernando Roberto, as duas empresas preparam-se para dar um salto qualitativo na sua relação com a extensão dos serviços da empresa alemã a diferentes ramos do Grupo Sonangol.
O responsável do grupo angolano apontou os serviços da SAP como essenciais no combate à "burocracia e às redundâncias", considerando esta uma "parceria gratificante". No entanto, admitiu que "as ferramentas disponibilizadas pela SAP ainda não são suficientes para resolver o problema da distribuição de combustíveis em Luanda". O administrador da Sonangol salvaguardou que os sistemas da SAP, cujo "upgrade" está em marcha, "já permitem à empresa ter um maior controlo e informação sobre a situação da distribuição".
Os encargos referidos pela Sonangol, "entre 11 a 15 milhões de dólares norte-americanos", são referentes aos "pacotes" fornecidos para os diferentes sectores do grupo, mas incluem também a manutenção, a aquisição de licenças e a formação por parte da SAP dos técnicos da Sonangol.
O novo software da Sonangol fornecido pela SAP deverá estar, ainda segundo Fernando Roberto, aplicado num prazo de três a quatro anos e esta nova versão já terá melhorias na capacidade do sistema de adaptar a outros sistemas SAP aplicados noutras empresas, bem como a sistemas da concorrência.
Sem comentários:
Enviar um comentário