Cooperação está no bom caminho
A cooperação multilateral entre os países membros da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) está a bom nível e deverá conhecer nova dinâmica nos próximos tempos. A opinião é do secretário executivo, Domingos Simões Pereira, que se encontra na capital angolana para preparar a próxima reunião da organização.
Em entrevista à Angop, Domingos Pereira referiu que esta cooperação abrange vários domínios, especialmente a educação, saúde, defesa, segurança alimentar e cultura.
O responsável da CPLP esclareceu que a recente série de reuniões se destinou a identificar os elementos que, no futuro, vão produzir resultados muito importantes. Exemplificou que, os oito Estados membros, através dos seus ministros, elaboraram um documento comum, tido como "programa estratégico de cooperação para a saúde", que irá orientar a intervenção da organização comunitária neste domínio. "Este documento foi apresentado aos nossos principais doadores e ,neste momento, está a ser feita a mobilização de recursos para a sua implementação. Penso que não há nada mais representativo desta construção comunitária, desta unidade na diversidade, do que este tipo de acções", sublinhou o secretário executivo da CPLP.
Domingos Simões Pereira fez questão de frisar que se assiste também a uma evolução processual interessante no seio da organização e que vai no sentido de incentivar os países a colocar mais recursos para uma cooperação multilateral sólida.
Anunciou ainda estar agendada uma discussão a nível dos ministros das Relações Exteriores da comunidade, sobre a possibilidade da criação de uma "direcção de cooperação", para identificar as áreas prioritárias e os pontos focais deste intercâmbio.
Sem comentários:
Enviar um comentário