Pólo industrial do Kunje criar mil postos de trabalho
Pelo menos mil postos de trabalho directos serão criados, nos próximos tempos, no pólo industrial a ser instalado na comuna do Kunje, município do Kuito, Bié, segundo anunciou hoje o chefe de Departamento Industrial da Direcção Provincial da Industria, Geologia e Minas, Alfredo Cussomba.
O responsável frisou, em declarações à Angop, que o pólo industrial irá, de igual modo, criar outros postos de trabalho de forma indirecta. O espaço terá cerca de 40 unidades industriais e enquadra-se no âmbito do programa do Governo Central que visa a construção de novas unidades industriais ao nível do país no quadriénio 2009 a 2012.
Alfredo Cussomba assegurou que entre as estruturas a serem erguidas figuram a fábrica de processamento, transformação e conservação de horto-frutícolas, cerâmica de barro vermelha, descasque, branqueamento, embalagem de arroz, fechadura e ladrilhos.
O mesmo projecto incluiu a criação da fábrica de explosivos, mosaicos, chapas de zinco e caixilharia de alumínio, carpintaria de madeira de maciça, instrumento de apoio a agricultura, moageira de milho, louça de alumínio, confecções, gráfica, bem como recauchutagem. Serão igualmente instaladas as unidades de engarrafamento de água mineral, montagem de motorizada e bicicletas, chocolates, derivados de plásticos, massas alimentares, sumos de frutas, panificação, entre outras unidades industriais.
A fonte explicou que o referido pólo industrial será instalado numa área de 25 hectares, cujo as parcelas serão preparadas nos próximos dias, dependendo do aval das operadoras de desminagem. O projecto já foi aprovado pelo Conselho de Ministros no mês de Março do ano transacto, acrescentando que a empreitada tinha previsão de arrancar no ano passado, mas devido a crise financeira o plano não foi concretizado.
O responsável anunciou que a construção e instalação do pólo industrial da comuna do Kunje, situado a sete quilómetros da cidade do Kuito, está avaliado em 25 milhões dólares americanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário