Comemora-se hoje o Dia Nacional da Cultura, instituído em 1986, pelo primeiro presidente angolano e fundador da nação, António Agostinho Neto. A data foi instituida como forma de reconhecimento do seu pensamento relativamente aos problemas que se prendem com a cultura nacional, bem como da importância que esta possui como um dos elementos constituintes do substracto da unidade nacional e factor essencial na afirmação da soberania do país e promoção do respectivo desenvolvimento.
Para este ano, o sector tem novos desafios e acrescidas responsabilidades. Assim, os dirigentes apelam para que os angolanos reflictam sobre a necessidade do posicionamento cada vez mais actuante, por parte dos cidadãos, no sentido de consolidar a identidade cultural nacional.
O acto central do Dia Nacional da Cultura realiza-se na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, e deverá ser presidida pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva. Em todo o país, a efeméride está a ser assinalada com palestras, inaugurações de infra-estruturas culturais e com a realização de actividades recreativas, culturais e desportivas.
Sem comentários:
Enviar um comentário