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segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Reconstrução

Nova ponte cais do Porto do Lobito em 2010

A nova ponte cais, em construção no Porto do Lobito, no quadro da sua ampliação e modernização, fica concluída no final de 2010, assumindo-se como uma mais-valia para o processo de descarga das mercadorias no local. A informação foi avançada à Angop pelo coordenador das obras do Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN) na província de Benguela, Miguel Marques. Adiantou que simultaneamnte está em construção um porto seco e um terminal mineiro do lado oposto à baía. Em declarções à agência de notícais, Miguel Marque informou que a ponte vai permitir a atracagem simultânea de quatro navios de pequeno porte, três de médio ou dois de grande capacidade, além de estar capacitado para suportar camiões com contentores de 20 a 40 pés carregados. “Esse cais está a ser construído desde meados de 2008 e, dada a urgência, deverá estar concluído até final de 2010. Vai interligar-se com a antiga ponte, que brevemente também será reabilitado, com vista a melhorar as condições de operacionalidade do porto”, explicou. Orçado em 500 milhões de dólares, a nova ponte cais do Porto do Lobito possui 310 metros de comprimento, mais de dez de largura e 50 metros cravados na terra. Nela será descarregado minério proveniente das repúblicas vizinhas da Zâmbia, Democrática do Congo e de outros pontos. O Porto do Lobito, criado há 81 anos, em função da importância do caminho-de-ferro de Benguela (CFB), é uma unidade estratégica para o desenvolvimento económico do país e da região da Africa Austral.
Para dinamizar o escoamento das mercadorias e facilitar a transportação dos produtos do porto até ao corredor principal do Caminho-de-Ferro de Benguela, serão substituídos 25 quilómetros da linha-férrea no seu interior, no quadro do mesmo programa de extensão da unidade portuária.

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