OMA quer erradicar analfabetismo feminino
A secretária provincial da organização da Mulher Angolana (OMA) do Kuando Kubango, Maria Isabel Ferro, afirmou estar confiante de que a reunião magna do MPLA aprove uma resolução de apoio à erradicação do analfabetismo entre as mulheres que vivem nas comunidades rurais.
Em declarações à Angop, Isabel Ferro referiu que a província do Kuando Kubando regista ainda um nível académico baixo, especialmente entre as mulheres, o que de certa forma dificulta a sua ascensão a determinados cargos da vida social. A representante da organização feminina do MPLA referiu que o projecto de alfabetização nacional não tem surtido os efeitos desejados por insuficiência de mestres. “Por falta de incentivos, os alfabetizadores são em número reduzido", alertou, lembrando que no caso de Kuando Kubango existe um número considerável de mulheres interessadas em aprender a ler e a escrever, que, no entanto, são privadas desta possibilidade.
Isabel Ferro solicitou ainda que se proceda ao incremento dos apoios à mulher rural, em termos de micro-créditos e instrumentos de trabalho, com vista a ajudá-la a melhorar a sua condição de vida, através da inserção no processo produtivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário