Hospital municipal do Huambo custou mais de oito milhões
Oito milhões de dólares norte americanos foram utilizados na construção do hospital municipal do Huambo, revelou, hoje, à Angop, o director provincial de saúde, Elias Finde.
O responsável considerou que a construção do estabelecimento sanitário visa descongestionar o hospital provincial que também recebeu obras de recuperação, avaliadas em 33 milhões de dólares. De acordo com Elias Finde, serão prestados no novo hospital, com capacidade para internamento de 75 pacientes de ambos os sexos, vários serviços à população, com destaque para o de radiologia, análises clínicas, bloco operatório, pediatria e medicina geral. O espaço é inaugurado amanhã e conta com equipamento de ponta, estando a ser ministrados cursos profissionais nas áreas de radiologia e análise clínicas para o devido manuseamento dos aparelhos.
O responsável salientou que ainda este ano serão graduados 40 profissionais básicos. No futuro, o hospital contará com técnicos superiores, que serão formados na Universidade José Eduardo dos Santos, a ser implantada na região, a qual irá ministrar quatro especialidades no ramo da saúde.
Realçou que com o intuito de melhorar as condições sociais dos funcionários, o projecto do hospital municipal incluiu a construção de residências para os 20 funcionários que irão assegurar o funcionamento da instituição.
O hospital provincial restaurado foi alargado, recebendo uma morgue e um reservatório de água, estando ainda em curso a reabilitação da psiquiatria e a residência dos médicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário