AngolaTelecom apresenta sistema de telecomunicações doméstico de cabo submarino
A direcção da Filial de Cabinda da Angola Telecom, apresentou ontem, em Cabinda, o novo sistema de telecomunicações doméstico do cabo submarino, com a denominação Angola/Domestic Network sistems (Adones). O coordenador do “Adones”, Pedro Martins, afirmou que a apresentação do projecto, em Cabinda, tem como objectivo a partilha de informações com os utilizadores sobre a localização e composição do sistema instalado.
Conhecido vulgarmente como tecnologia de fibra óptica, estará interligada a uma distância de 300 metros no fundo do mar no corredor marítimo entre as províncias de Cabinda, Zaire (Soyo), Luanda, Kwanza Sul (Porto Amboim) e Namibe (Lucira), numa extensão de cerca de mil 800 quilómetros.
Pedro Martins explicou que o cabo está constituído por 12 pares de fibras, num tubo de aço mergulhado em gel e revestido por um conjunto de arames, igualmente, de aço, para sua protecção, isso tudo no fundo das águas marítimas angolanas.
Os custos do sistema ultrapassam os oito milhões de dólares norte-americanos. As previsões de funcionamento davam para Junho de 2008, facto que não aconteceu por ter se registado cortes no cabo. A implementação desta tecnologia em Cabinda, e em outras províncias do país, segundo inforamção da Angop, visa melhorar a capacidade e segurança nas comunicações, bem como reduzir os custos das chamadas telefónicas e ligações a Internet na região.
Entre os presentes a cerimónia estiveram o director da AngolaTelecom em Cabinda, Afonso Vaba, e o secretário provincial dos Transportes Correios e Telecomunicações, Otiniel Niemba da Silva.
Sem comentários:
Enviar um comentário